sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Novo padrão tem conexão mais firme e evita acidentes, segundo especialista

De acordo com professor de Engenharia Elétrica da FEI, Reinaldo Lopes, o diferencial do novo padrão de tomadas, que estará nos eletrônicos a partir do ano que vem, é a segurança. "O novo padrão tem conexão mais firme, possibilita o aterramento e, por ter dois tipos de plugues, diferenciados pelo tamanho e capacidade, não permite a ligação de aparelhos de maior potência em tomadas mais frágeis".

Ainda que instalações residenciais com aterramento seja algo relativamente natural atualmente, o engenheiro disse que o brasileiro, de modo geral, nunca teve costume de fazer instalações com aterramento. "Há uns 20 ou 30 anos atrás, nem se falava no assunto", comentou ele. Uma instalação elétrica sem aterramento pode causar mau funcionamento do aparelho e provocar choques elétricos ao tocar na carcaça do dispositivo.

Pensando nisso, o Governo fez uma lei que define que todas as edificações deverão ter aterramento. A lei, de número 11.337, foi assinada em 26 de julho de 2006 pelo presidente Lula.

Mercado
Aliás, segundo o gerente de marketing da Siemens, Julio Carpanez, o fato de haver uma lei, ajudará na adequação ao novo modelo. "Em função da obrigação do aterramento, todo o mercado já estava migrando para tomadas com pino aterrado".

..."Tudo bem, tudo bem... existe a Lei, mas alguém vai entrar de casa em casa para verificar isso? Prédios e outras construções já saem do forno aterradas, mas casas populares? Acho um pouco difícil o brasileiro 'leigo' gastar com aterramento..."