quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nasce uma World Wide Web mais realística... para os computadores

O sistema de funcionamento da Web é bem conhecido: quem tem algo a publicar ou divulgar cria o seu conteúdo e o disponibiliza em um servidor na forma de um site. As pessoas interessadas naquele conteúdo acessam o site quando necessário.
Mas o paradigma de funcionamento da Web, no tocante à interligação dos próprios computadores, não segue esse mesmo modelo, baseando-se muito mais na forma de funcionamento dos e-mails, ou seja, mediante a troca sincronizada de mensagens, na qual um computador requisita um serviço e aguarda a resposta do outro.
Uma Web não tão Web
"Apesar do seu nome, os serviços Web não são assim tão Webby," explica a Dra. Elena Simperl, da Universidade de Innsbruck, na Áustria. "A forma como eles se comunicam é mais parecida com a do e-mail, na qual as mensagens são enviadas e recebidas pelos computadores, em vez de uma comunicação assíncrona verdadeira, na qual a informação é publicada e se torna disponível de forma persistente o tempo todo."
Em termos simples, isto significa que a Web funciona com base em padrões de comunicação pré-Web, que nem de longe são tão eficientes quanto o paradigma site-navegador.
Web para as máquinas
Para tentar resolver este problema, a Dra. Elena está coordenando um projeto chamado TripCom, cujo objetivo é criar serviços Web que funcionem de forma mais rápida, mais eficiente e mais segura.
A tecnologia implementada pelo projeto TripCom está criando uma World Wide Web que fará para os computadores o que a Web fez pelos humanos que navegam pela Internet.
"Quando nós começamos nossa pesquisa, entre 2004 e 2005, esta não era uma ideia muito popular. Mas o que vemos é que o mundo evoluiu na nossa direção, na medida que mais e mais serviços de software foram disponibilizados na Internet e a computação em nuvem se tornou o assunto do momento para grandes empresas," explica a Dra. Elena.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasce-world-wide-web-mais-realistica-computadores&id=010150091103